Margarida Calafate Ribeiro

Margarida Calafate Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro (1988), mestre em Literatura e Cultura Portuguesa: Época Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorada em Estudos Portugueses pelo King’s College, Universidade de Londres (2001).

É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (desde 2004) e nesta instituição membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2010), de que é coordenadora com Miguel Bandeira Jerónimo e Walter Rossa. Com Roberto Vecchi, é responsável pela “Cátedra Eduardo Lourenço“, Instituto Camões / Universidade de Bolonha.

Em 2105 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS – Os Filhos dos Impérios e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Foi autora, co-autora, coordenadora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos, dentro dos seus interesses e âmbitos de estudo.

Mais informações