Margarida Calafate Ribeiro ganha bolsa ‘Consolidator Grant’ da ERC

Margarida Calafate Ribeiro ganhou uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor aproximado de 2 milhões de euros, com o projeto de investigação «MEMOIRS – Os Filhos dos Impérios e Pós-Memórias Europeias».

Margarida Calafate Ribeiro coordena a equipa do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra que desenvolverá o projeto, que procurará oferecer uma visão radical, alternativa e inovadora da história europeia contemporânea, baseando-se nas heranças coloniais, que caraterizam as sociedades europeias. Este projeto considera que a experiência colonial é uma característica definidora de várias identidades nacionais europeias e procura questionar a sua incorporação em diferentes narrativas nacionais através de processos de memórias herdadas.

O seu principal objetivo é mostrar como os processos de descolonização afetaram e continuam a afetar a Europa como um aglomerado de antigos poderes coloniais através das memórias que são transferidas, quer pelos “colonizadores” quer pelos “colonizados”, para as gerações seguintes. A estrutura multicultural das sociedades europeias contemporâneas é assim questionada como um resíduo da descolonização, o que só pode ser compreendido através de uma leitura cientificamente informada e politicamente pós-colonial.

É com muito orgulho que o programa doutoral Patrimónios de Influencia Portuguesa congratula Margarida Calafate Ribeiro, docente e coordenadora (juntamente com Walter Rossa) deste curso, por esta bolsa Consolidator Grant da ERC.

Este ano o concurso recebeu mais de 2500 candidaturas, e só cerca de 10% conseguiram financiamento.

Mais informações aqui.